sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como dobrar lençol com elástico.


Brigadeiro de Caipirinha


É seu aniversário, do seu amigo, do seu vizinho, do seu cachorro ou você apenas quer um motivo pra comer brigadeiro? Então que tal você se lambuzar com essa delícia e ainda curtir o happy hour com a galera? Esse brigadeiro impróprio para menores é muito fácil e uma delícia de fazer, confira:

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga com sal
  • 50 ml de cachaça
  • Açúcar cristal
  • Raspas de limão para decorar (só ralar a casca do limão, deixa de preguiça)


Modo de Preparo

Coloque o leite condensado em uma panela no fogo. Adicione a manteiga. Mexa sempre em fogo baixo até dar o ponto (desgrudar da panela). Tire do fogo e adicione a cachaça. PELO AMOR DE DEUS MANTENHA A CACHAÇA LONGE DO FOGO SENÃO VOCÊ FICA SEM SOBRANCELHA. Volte ao fogo e mexa novamente até dar o ponto. Coloque o preparo em uma forma untada e espere esfriar. Unte as mãos com manteiga e comece a fazer as bolinhas. Passe no açúcar cristal misturado com raspas de limão para decorar. Delicie-se.


Música para ouvir enquanto faz o brigadeiro: Brigadeiro de Panela - Thaeme e Thiago

Salsirrão... ou Macarronicha


Quer um jeito divertido e fácil de fazer a macarronada do domingo (segunda, terça, quarta...) ficar mais interessante? Acompanhe nossa receita de macarrão com salsicha e surpreenda os amigos!

Ingredientes
  • Macarrão tipo espaguete, do fino (lembra que falei do tipo 8 com sêmola?);
  • Salsicha fresca (a congelada tem gosto ruim);
  • Molho de sua preferência.


Modo de Preparo
Corte as salsichas em três partes. E quebre o macarrão ao meio. Espete o macarrão na salsicha e leve para cozinhar em água fervente. Só. Sirva com molho de sua preferência.


Música para ouvir enquanto faz o Macarronicha: Me dá Salsicha - Saiddy Bamba

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Você gosta de Da No Ninho?

Minha gente, hoje a dica de receita que o lindo/deus grego/delícia do Júnior passou pra mim é pra você que está com saudades do Danoninho que a mamãe comprava pra você mas que não quer passar vergonha com os amigos de república comprando essas coisas. Siga direitinho a receita abaixo e  veja como fazer um montão de Danoninho pra garantir a sobremesa por uma semana!

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado Leite Moça
  • 2 latas de creme de leite sem soro (aquela aguinha que fica encima, é só tombar a lata pra ela sair) Cemil ou Nestlé
  • 1 suco TANG sem açúcar de morango
  • 1 copo de iogurte natural Nestlé integral (aquele do pote azul, o verde é desnatado)
Modo de preparo

 Você reparou que eu estipulei as marcas que devem ser usadas né? É porque, de acordo com nosso chef Júnior, se usar outra marca desanda tudo ok? Então, bora preparar essa dificííílima receita: 

Bata tudo no liquidificador e... só. Tá pronto. Conserve na geladeira e lambuze-se!


Música para ouvir enquanto faz o Danoninho - Danoninho (Clássico)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lavar rooooupa todo dia... que agonia...

Pelamordedeus!!! Preciso ensinar você a lavar roupa? Onde você morou até hoje? Num buraco de avestruz? Olha só, lavar roupa é a coisa mais fácil, braçal, primitiva e cansativa que tem. O que pode complicar um pouco são as etapas antes e depois da lavagem. E é isso que eu vou postar aqui hoje, apenas dicas de o que fazer com sua roupa antes de lavar,  o que deve ser separado, como evitar que a roupa precise ser passada, etc...

Muito bem, primeiramente  é importante saber que as dicas valem tanto pra você que tem uma máquina de lavar, um tanquinho ou que vai enfrentar tudo no muque mesmo. Pra quem tem máquina, na boa, segue o manual que você fica feliz, mas atente-se para as dicas da pré-lavagem. Pra quem tem tanquinho, que apenas lava, as regras de pós-lavagem também são importantes. Agora, pra você que vai pro tanque mesmo lê tudo e tenta assimilar!! ^^


Dicas de Pré-Lavagem

Sua roupa suja já virou uma montanha no canto do quarto? Tá repetindo cueca pelo avesso? Agora que você resolveu criar coragem e lavar sua roupa, veja como começar:
  • Separe roupas íntimas e meias das roupas normais.
  • Separe roupas claras de escuras.
  • Separe os jeans.
  • Cama, mesa e banho também é separado.
  • Hora de colocar a roupa de molho. Você já reparou que algumas pessoas têm a roupa fedendo cocô de neném? Ou será que só eu reparo isso? Bom, isso acontece porque a pessoa deixou a roupa de molho tempo demais. Eu já vi gente deixar roupa de molho uma semana. NUNCA FAÇA ISSO. A roupa fica fedendo esgoto logo de um dia pro outro. Também pudera né, a roupa fica nadando na água suja dela!!! Nem todas as roupas precisam ficar de molho, somente as roupas íntimas, as muito claras e aquelas que tiverem alguma sujeira muito foda, entende? Um balde ou  tanque cheio, uma mão de sabão em pó e MEIA HORA SOMENTE de molho já é mais do que suficiente.
  • NÃO COLOQUE ROUPA COLORIDA COM ROUPA BRANCA DE MOLHO!!! A não ser que você queira que sua roupa branca fique com tom de rosa-bebê e que todo seu guarda-roupa fique com cara de pijama!
  • Depois do molho, hora de lavar. Se você tem máquina ou tanquinho respeite a capacidade máxima que ele suporta. Comece lavando as roupas íntimas com as claras e nunca junte com o jeans, porque na água eles ficam o dobro do peso e pode sobrecarregar o motor do seu equipamento. Se for lavar à mão, use a escova somente nos jeans porque o tecido é forte. O resto é no pulso mesmo.
  • Se você tem peças de roupa de renda, seda, linho, malha, borracha, látex, sei lá (o0) você não pode colocar na máquina ou no tanquinho. O resultado será fios puxados, bolinhas em toda roupa e aquela peça novinha ficando com aparência de 50 anos.



Durante a lavagem
  • Após lavar bem sua roupinha, enxague 3 vezes. Isso mesmo, 3 vezes. As máquinas de lavar fazem isso, mas os tanquinhos não. Então, se lavou à mão ou no tanquinho faça o processo das 3 enxaguadas até a água sair clara e sem sabão. Nesse momento todas as roupas podem ser unidas no enxague, não precisa também desperdiçar água para enxaguar cada tipo de roupa. Apenas deixe as roupas escuras pra enxaguar por último.
  • Depois de enxaguar muito bem as roupas, é hora do amaciante. Há quem não utiliza o amaciante por ter alergia ou por nunca ter ouvido falar disso. Mas, se você vai usá-lo, leve em consideração a mesma regra do molho da pré-lavagem: SOMENTE MEIA HORA. Amaciante também fica fedendo se passar muito tempo.
  • Dica pra você que usa máquina de lavar: Sabe aqueles compartimentos pra colocar sabão e amaciante? Não coloque os dois de uma vez. O amaciante corta o efeito do sabão e sua roupa não será lavada. Use apenas o sabão primeiro, depois de todas as enxaguadas acrescente o amaciante.



Dicas de Pós-Lavagem
  • HOMENS, POR FAVOR, APRENDAM A TORCER ROUPA!!!! Se você não pode contar com a oitava maravilha da natureza que é a centrífuga das máquinas de lavar é hora de colocar esse bíceps pra sambar (rimei). Torça a roupa muito bem e com força para que saia toda a água possível.
  • Na hora de pendurar no varal bata a roupa várias vezes no ar. Lembra daquele episódio do Chaves que ele fica batendo as toalhas da Dona Florinda? Faz aquilo lá, tá! Isso evita que a roupa seque amassada e que você tenha que passar a ferro depois (o que eu duvido que você faça porque, em 26 anos, eu nunca vi um ferro-de-passar em nenhuma república).
  • Ao pendurar as roupas não coloque-as muito perto, dê um espaço de um dedo ou dois para que possam secar rápido.
  • Quando estiverem secas e você for recolhê-las bata as roupa no ar de novo e depois dobre na meam hora para que, eu insisto, você não precise passar!
  • Você é do tipo que acha que passar calcinha e cueca mata germes? Bom, a conta de luz cara vai ser sua, mas já te digo que isso é palhaçada viu!


Dicas extras pra terminar a postagem
  • Você tem que lavar uma roupa que solta tinta demais? Jogue sal na água da lavagem! Ele neutraliza "sabe-se lá o que" e não deixa a roupa soltar tinta.
  • Pendure as peças no varal pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores brilhantes à sombra. Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos.
  • Veja abaixo a legenda daquelas etiquetas de roupa que podem facilitar sua lavagem:


Música para ouvir enquanto lava a roupa: Ataulfo Alves - Ai Que Saudade Da Amélia (1942)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caipirinha

Hoje a receita é pra você que precisa receber os amigos em casa e não tem grana pra cerveja, mas mesmo assim quer trocar as pernas. A caipirinha é a melhor pedida pra quem quer um jeito rápido e barato de subir rapidinho. Não sabe fazer? Não tem coqueteleira? Sua caipirinha fica amarga? Veja a receita e vê se aprende dessa vez:


Ingredientes
  • Limões, aqueles verdes normais básicos, não se aventure com os amarelos porque são amargos demais. Essa receita é pra várias pessoas, então uns 3 limões servem.
  • Açúcar, de 2 a 5 colheres, depende se você gosta da caipirinha mais forte ou mais doce.
  • Cachaça. Qualquer bar de esquina você acha, não precisa gastar os tubos com cachaça cara. Não quer comprar o litrão? Os botecos vendem em garrafinhas pequenas se você preferir. Você está em MG? Então aproveite porque aqui a cachaça dá até em fonte d'água!
  • Gelo e água à vontade se você quiser uma caipirinha mais fraca.


Modo de Preparo

O preparo é que faz a diferença. Após lavar os limões retire a casca (se você quiser, não é uma regra). Corte-os pela metade e retire aquela parte branca que fica no meio do limão. Sabe por que? Porque é isso que deixa a caipirinha amarga. Depois corte-os em pedaços menores um pouco e coloque dentro da jarra onde você servirá a caipirinha e, junto com a quantidade de açúcar que você vai usar, amasse-os com o pilão do socador de alho (lavado pelo amor de deus), ou a base de uma faca (CUIDADO) ou ainda uma colher, sei lá o que você tem aí, mas amasse os limões para que saia o suco. Acrescente a quantidade de cachaça que você quer encharcar hoje e o gelo. Há quem goste de bater no liquidificador tudo junto, aí vai do seu gosto. Não precisa coar. Pronto, é só cair na manguaça.


Dicas
  • Você pode substituir o limão por outras frutas, como abacaxi por exemplo, seguindo os mesmos passos.
  • Você também pode usar vodka ao invés de cachaça.


Música pra ouvir enquanto prepara a Caipirinha: Pinga com Limão - Os Cabeloduro


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cortina de Origami

O semestre acabou, as férias chegaram (ou a greve) e você percebe que os milhões de reais gastos em xerox vão parar numa gaveta qualquer ou no lixo. Quer dar um destino melhor para os textos que você não precisa mais? Que tal essa dica ecologicamente correta e muito fácil de fazer que deixará seu quarto lindo ou pode servir como um presente perfeito e original. É o Origami Tsuru, o passarinho da sorte japonês. Diz a Lenda* que se você fizer mil Tsurus enquanto faz um pedido em cada um deles você alcança o que deseja. Se é verdade ou não, o importante é que é muito relaxante, divertido e qualquer um pode aprender. Veja abaixo um vídeo-aula ensinando cada passo do passarinho de papel. Solte a imaginação, use papeis de cores diferentes ou pinte-os se quiser.















*A Lenda dos Mil Tsurus de Origami
Tsuru é uma ave, espécie da família dos grous (cegonhas), nativa do Japão. Ninguém sabe desde quando existia uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Mas essa lenda ficou mundialmente conhecida com a triste história de uma garotinha chamada Sadako Sasaki. Sadako nasceu em Hiroshima e tinha apenas dois anos de idade quando os americanos lançaram a bomba atômica sobre a cidade. Em janeiro de 1955, durante uma aula de educação física, Sadako sentiu-se mal, com tonturas. Socorrida, o diagnóstico foi de leucemia, doença que já estava matando outras crianças expostas à bomba. Em agosto desse mesmo ano, sua melhor amiga, Chizuko Hamamoto foi visitá-la no hospital. Chizuko fez uma dobradura de tsuru e presenteou Sadako, contando-lhe a lenda dos mil tsurus de origami. Sadako decidiu fazer os mil tsurus, desejando a sua recuperação. Mas a doença avançava rapidamente e Sadako cada vez mais debilitada, prosseguia dobrando lentamente os pássaros, sem mostrar-se zangada e sem entregar-se. Em dado momento Sadako compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: "Eu escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro". Por fim, na manhã de 25 de Outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru e faleceu, amparada por sua família. Ela não conseguira completar os mil origamis, fizera 644. Mas seu exemplo tocou profundamente seus colegas de classe e estes dobraram os tsurus que faltavam para que fossem enterrados com ela. Tristes e sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças. Formaram uma associação e iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória à Sadako e à todas as crianças mortas e feridas pela guerra. Com doações de alunos de cerca de 3100 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ. O monumento de granito simboliza o Monte Horai, local mitológico, onde os orientais acreditam que vivem os Espíritos. No topo do monte está a jovem Sadako segurando um tsuru em seus braços estendidos. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras: "Este é nosso grito. Esta é nossa oração. PAZ NO MUNDO"
Estátua de Sadako segurando um tsuru dourado no Parque da Paz em Hiroshima.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Birita sustentável.

Não adianta negar: você pode até ter boas intenções quando começar a morar sozinho, planejando fazer tudo certinho e viver como bom(a) moço(a), mas você vai, uma hora ou outra, cair na farra e beber até entortar. E se você estiver indignado(a) com minha declaração, achando isso um absurdo e que você nunca cairia na gandaia porque mamãe não deixa, você com certeza deve ter um amigo de república mais pé-de-cana que um canavial que pode aproveitar essa ideia. E já que bebemorar sempre é inevitável, o jeito é tirar um bom proveito disso. E hoje minha dica é como reaproveitar as rolhas de vinho de um jeito bonito, barato e ecologicamente correto (o que ainda garante impressionar aquela gata). 







Da balada pra casa do boy.

Você é linda, moderna, poderosa, independente e se garante. Mas, mesmo morando sozinha, você ainda prefere ir pra casa do gato ao invés de levá-lo ao seu cafofo. Mas como acordar no dia seguinte e transitar pela casa com o saltão agulha usado na noite anterior, aquele vestido super colado e a meia calça que desfiou? Usando sua criatividade e estilo você pode ficar bonitinha e ainda dar ao gato a vontade de ir pro segundo tempo. Basta pegar uma camisa de botão e manga comprida dele e pronto, ficou linda:


Macarronada!

A macarronada é aquela carta na manga que sempre vai salvar sua vida quando você estiver sem ideias ou com a dispensa vazia na hora de cozinhar. Muito fácil de fazer, rápida e saborosa, a macarronada tem diversas variações e muitas maneiras de inovar. Mas, primeiro, vamos ao básico:

Ingredientes

  • Um pacote de 1kg macarrão (espaguete, parafuso, penne, gravatinha, rolha, o que você estiver com vontade de comer). 
  • Uma panela grande ou média, depende de quanto macarrão você irá preparar.
  • Molho de tomate pronto (daqueles de pacotes compridos) ou massa de tomate, o que você escolher. 
  • Óleo, sal e temperos.

Modo de Preparo

Encha a panela de água pra cima da metade, leve ao fogo alto e deixe ferver. Não é necessário colocar óleo ou sal na água. Agora vá cuidar do seu molho. Use sua criatividade, ou não, e coloque aquilo que você mais gosta (ou o que estiver na geladeira). Antes de tudo, você deve preparar o condimento onde irá refogar o molho, de preferência alho ou cebola picadinhos bem pequenos (o ideal é socar o alho com uma pitadinha de sal até ele virar uma pasta, mas eu sei lá se você tem socador né!). Antes de começar a mexer com a panela do molho é bom que você já tenha tudo picado previamente. Você pode usar o que quiser: cebolinha, pimentão de qualquer cor, tomate, orégano, manjericão, caldo Knorr, Sazon, sei lá. Em uma panela, coloque uma colher de sopa de óleo, deixe esquentar um pouquinho e coloque a cebola ou o alho, o que você escolheu, e deixe fritar um pouco até ficar moreninho. Jogue agora o molho que você escolheu na quantidade equivalente à quantidade de macarrão que você vai fazer. Mexa bem e coloque uma pontinha de colher de sal (sem exagerar, porque se faltar sal é só colocar mais, mas se passar do ponto é difícil reverter),   e coloque tudo o que você picou previamente no molho e, em fogo baixo, deixe cozinhar e vá mexendo de vez em quando. A essa altura a água já está fervendo, então coloque o macarrão que você escolheu para cozinhar. Se for tipo espaguete quebre-o ao meio, e vá mexendo aos poucos para que ele não grude. Não vai demorar mais do que 10 minutos o cozimento do macarrão. Despeje-o em um escorredor (isso você compra em qualquer 1,99) na pia e devolva-o à panela, jogando o molho já pronto encima, misture e pronto. 


Dicas

  • NUNCA coloque o macarrão na água fria, espere a água ferver mesmo, senão ele vai grudar e nunca mais soltar.
  • Vá experimentando o molho pra saber se o sabor está do seu agrado, podendo assim acrescentar mais tempero ou não.
  • Se você utilizar extrato de tomate é bom colocar uma pitadinha de nada de açúcar para quebrar o ácido desse tipo de molho.
  • Ao comprar o macarrão, dê preferência às massas com SÊMOLA, ao invés das massas com ovos. Elas são mais saudáveis, não grudam  e têm menos caloria. Também opte por comprar o espaguete tipo 8 para evitar que cozinhe demais ou de menos. Evite o tipo Linguine, que é muito fino e gruda fácil. 
  • Nunca faça macarronada com o macarrão Cabelo de Anjo. Este tipo de macarrão é ideal apenas para sopas por ser fino demais.
  •  Você pode incrementar ainda mais seu molho fazendo-o à Bolonhesa, adicionando carne moída ao molho (veja como prepará-la AQUI), ou adicionando salsicha, calabresa frita ou pedaços de frango frito. Há também o recurso para deixar o molho mais chique que é usando a mesma receita que fizemos acima e, no cozimento do molho, acrescentar creme de leite em uma quantidade exata que deixe o molho róseo (evite usar muito para não perder o gosto).
  • Está em dúvida quanto à quantidade de macarrão que deve preparar para receber os amigos? Uma dica ótima é considerar que uma mão cheia de macarrão equivale a uma porção de macarronada (se ninguém for fominha).
  • Coloque um queijinho ralado encima e lambuze-se! 

Música para ouvir enquanto prepara o macarrão: Luciano Pavarotti - La Donna È Mobile  ou Rita Lee - Macarrão Com Linguiça e Pimentão



E aí? Você se identifica com alguma coisa deste vídeo?

Óia nóis aqui de novo!

Depois de muuuuuito tempo sem atualizar o blog, peço mil desculpas mas os problemas foram muitos, voltaremos com nossa programação normal levando até você a maneira mais fácil de se virar sozinho longe de casa. Espero que aproveite nossas dicas!