A macarronada é aquela carta na manga que sempre vai salvar sua vida quando você estiver sem ideias ou com a dispensa vazia na hora de cozinhar. Muito fácil de fazer, rápida e saborosa, a macarronada tem diversas variações e muitas maneiras de inovar. Mas, primeiro, vamos ao básico:
- Um pacote de 1kg macarrão (espaguete, parafuso, penne, gravatinha, rolha, o que você estiver com vontade de comer).
- Uma panela grande ou média, depende de quanto macarrão você irá preparar.
- Molho de tomate pronto (daqueles de pacotes compridos) ou massa de tomate, o que você escolher.
- Óleo, sal e temperos.
Modo de Preparo
Encha a panela de água pra cima da metade, leve ao fogo alto e deixe ferver. Não é necessário colocar óleo ou sal na água. Agora vá cuidar do seu molho. Use sua criatividade, ou não, e coloque aquilo que você mais gosta (ou o que estiver na geladeira). Antes de tudo, você deve preparar o condimento onde irá refogar o molho, de preferência alho ou cebola picadinhos bem pequenos (o ideal é socar o alho com uma pitadinha de sal até ele virar uma pasta, mas eu sei lá se você tem socador né!). Antes de começar a mexer com a panela do molho é bom que você já tenha tudo picado previamente. Você pode usar o que quiser: cebolinha, pimentão de qualquer cor, tomate, orégano, manjericão, caldo Knorr, Sazon, sei lá. Em uma panela, coloque uma colher de sopa de óleo, deixe esquentar um pouquinho e coloque a cebola ou o alho, o que você escolheu, e deixe fritar um pouco até ficar moreninho. Jogue agora o molho que você escolheu na quantidade equivalente à quantidade de macarrão que você vai fazer. Mexa bem e coloque uma pontinha de colher de sal (sem exagerar, porque se faltar sal é só colocar mais, mas se passar do ponto é difícil reverter), e coloque tudo o que você picou previamente no molho e, em fogo baixo, deixe cozinhar e vá mexendo de vez em quando. A essa altura a água já está fervendo, então coloque o macarrão que você escolheu para cozinhar. Se for tipo espaguete quebre-o ao meio, e vá mexendo aos poucos para que ele não grude. Não vai demorar mais do que 10 minutos o cozimento do macarrão. Despeje-o em um escorredor (isso você compra em qualquer 1,99) na pia e devolva-o à panela, jogando o molho já pronto encima, misture e pronto.
Dicas
- NUNCA coloque o macarrão na água fria, espere a água ferver mesmo, senão ele vai grudar e nunca mais soltar.
- Vá experimentando o molho pra saber se o sabor está do seu agrado, podendo assim acrescentar mais tempero ou não.
- Se você utilizar extrato de tomate é bom colocar uma pitadinha de nada de açúcar para quebrar o ácido desse tipo de molho.
- Ao comprar o macarrão, dê preferência às massas com SÊMOLA, ao invés das massas com ovos. Elas são mais saudáveis, não grudam e têm menos caloria. Também opte por comprar o espaguete tipo 8 para evitar que cozinhe demais ou de menos. Evite o tipo Linguine, que é muito fino e gruda fácil.
- Nunca faça macarronada com o macarrão Cabelo de Anjo. Este tipo de macarrão é ideal apenas para sopas por ser fino demais.
- Você pode incrementar ainda mais seu molho fazendo-o à Bolonhesa, adicionando carne moída ao molho (veja como prepará-la AQUI), ou adicionando salsicha, calabresa frita ou pedaços de frango frito. Há também o recurso para deixar o molho mais chique que é usando a mesma receita que fizemos acima e, no cozimento do molho, acrescentar creme de leite em uma quantidade exata que deixe o molho róseo (evite usar muito para não perder o gosto).
- Está em dúvida quanto à quantidade de macarrão que deve preparar para receber os amigos? Uma dica ótima é considerar que uma mão cheia de macarrão equivale a uma porção de macarronada (se ninguém for fominha).
- Coloque um queijinho ralado encima e lambuze-se!
Música para ouvir enquanto prepara o macarrão: Luciano Pavarotti - La Donna È Mobile ou Rita Lee - Macarrão Com Linguiça e Pimentão
Nenhum comentário:
Postar um comentário