quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lavar rooooupa todo dia... que agonia...

Pelamordedeus!!! Preciso ensinar você a lavar roupa? Onde você morou até hoje? Num buraco de avestruz? Olha só, lavar roupa é a coisa mais fácil, braçal, primitiva e cansativa que tem. O que pode complicar um pouco são as etapas antes e depois da lavagem. E é isso que eu vou postar aqui hoje, apenas dicas de o que fazer com sua roupa antes de lavar,  o que deve ser separado, como evitar que a roupa precise ser passada, etc...

Muito bem, primeiramente  é importante saber que as dicas valem tanto pra você que tem uma máquina de lavar, um tanquinho ou que vai enfrentar tudo no muque mesmo. Pra quem tem máquina, na boa, segue o manual que você fica feliz, mas atente-se para as dicas da pré-lavagem. Pra quem tem tanquinho, que apenas lava, as regras de pós-lavagem também são importantes. Agora, pra você que vai pro tanque mesmo lê tudo e tenta assimilar!! ^^


Dicas de Pré-Lavagem

Sua roupa suja já virou uma montanha no canto do quarto? Tá repetindo cueca pelo avesso? Agora que você resolveu criar coragem e lavar sua roupa, veja como começar:
  • Separe roupas íntimas e meias das roupas normais.
  • Separe roupas claras de escuras.
  • Separe os jeans.
  • Cama, mesa e banho também é separado.
  • Hora de colocar a roupa de molho. Você já reparou que algumas pessoas têm a roupa fedendo cocô de neném? Ou será que só eu reparo isso? Bom, isso acontece porque a pessoa deixou a roupa de molho tempo demais. Eu já vi gente deixar roupa de molho uma semana. NUNCA FAÇA ISSO. A roupa fica fedendo esgoto logo de um dia pro outro. Também pudera né, a roupa fica nadando na água suja dela!!! Nem todas as roupas precisam ficar de molho, somente as roupas íntimas, as muito claras e aquelas que tiverem alguma sujeira muito foda, entende? Um balde ou  tanque cheio, uma mão de sabão em pó e MEIA HORA SOMENTE de molho já é mais do que suficiente.
  • NÃO COLOQUE ROUPA COLORIDA COM ROUPA BRANCA DE MOLHO!!! A não ser que você queira que sua roupa branca fique com tom de rosa-bebê e que todo seu guarda-roupa fique com cara de pijama!
  • Depois do molho, hora de lavar. Se você tem máquina ou tanquinho respeite a capacidade máxima que ele suporta. Comece lavando as roupas íntimas com as claras e nunca junte com o jeans, porque na água eles ficam o dobro do peso e pode sobrecarregar o motor do seu equipamento. Se for lavar à mão, use a escova somente nos jeans porque o tecido é forte. O resto é no pulso mesmo.
  • Se você tem peças de roupa de renda, seda, linho, malha, borracha, látex, sei lá (o0) você não pode colocar na máquina ou no tanquinho. O resultado será fios puxados, bolinhas em toda roupa e aquela peça novinha ficando com aparência de 50 anos.



Durante a lavagem
  • Após lavar bem sua roupinha, enxague 3 vezes. Isso mesmo, 3 vezes. As máquinas de lavar fazem isso, mas os tanquinhos não. Então, se lavou à mão ou no tanquinho faça o processo das 3 enxaguadas até a água sair clara e sem sabão. Nesse momento todas as roupas podem ser unidas no enxague, não precisa também desperdiçar água para enxaguar cada tipo de roupa. Apenas deixe as roupas escuras pra enxaguar por último.
  • Depois de enxaguar muito bem as roupas, é hora do amaciante. Há quem não utiliza o amaciante por ter alergia ou por nunca ter ouvido falar disso. Mas, se você vai usá-lo, leve em consideração a mesma regra do molho da pré-lavagem: SOMENTE MEIA HORA. Amaciante também fica fedendo se passar muito tempo.
  • Dica pra você que usa máquina de lavar: Sabe aqueles compartimentos pra colocar sabão e amaciante? Não coloque os dois de uma vez. O amaciante corta o efeito do sabão e sua roupa não será lavada. Use apenas o sabão primeiro, depois de todas as enxaguadas acrescente o amaciante.



Dicas de Pós-Lavagem
  • HOMENS, POR FAVOR, APRENDAM A TORCER ROUPA!!!! Se você não pode contar com a oitava maravilha da natureza que é a centrífuga das máquinas de lavar é hora de colocar esse bíceps pra sambar (rimei). Torça a roupa muito bem e com força para que saia toda a água possível.
  • Na hora de pendurar no varal bata a roupa várias vezes no ar. Lembra daquele episódio do Chaves que ele fica batendo as toalhas da Dona Florinda? Faz aquilo lá, tá! Isso evita que a roupa seque amassada e que você tenha que passar a ferro depois (o que eu duvido que você faça porque, em 26 anos, eu nunca vi um ferro-de-passar em nenhuma república).
  • Ao pendurar as roupas não coloque-as muito perto, dê um espaço de um dedo ou dois para que possam secar rápido.
  • Quando estiverem secas e você for recolhê-las bata as roupa no ar de novo e depois dobre na meam hora para que, eu insisto, você não precise passar!
  • Você é do tipo que acha que passar calcinha e cueca mata germes? Bom, a conta de luz cara vai ser sua, mas já te digo que isso é palhaçada viu!


Dicas extras pra terminar a postagem
  • Você tem que lavar uma roupa que solta tinta demais? Jogue sal na água da lavagem! Ele neutraliza "sabe-se lá o que" e não deixa a roupa soltar tinta.
  • Pendure as peças no varal pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores brilhantes à sombra. Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos.
  • Veja abaixo a legenda daquelas etiquetas de roupa que podem facilitar sua lavagem:


Música para ouvir enquanto lava a roupa: Ataulfo Alves - Ai Que Saudade Da Amélia (1942)

Nenhum comentário: