quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Couve Refogada

ÔÔÔÔÔ Trem bão é couve refogadinha. Huuumm!!! Vamos aprender a fazer direitinho pra nunca mais esquecer.

Ingredientes
  • 1 maço de couve (qualquer supermercado, mercadinho, banca vende assim)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 ou 2 dentes de alho e uma pitadinha de sal

Modo de Preparo

Lave muuuuiiito bem lavado todas as folhas da couve, uma por uma, em água corrente. Depois tire todos os talos das couves. Pra isso basta segurar a ponta do talo com uma mão e com a outra dar um puxão bem forte   do meio da folha pra cima, para que ela saia inteira. Empilhe as folhas e enrole-as bem enroladinhas, igual rocambole. Pegue uma faca grande e, da ponta desse rolo que você fez, vá cortando bem fininho, fazendo tirinhas, igual a foto abaixo:

Depois de cortar, pegue este montinho que você fez e vá picotando-o para que as tirinhas não fiquem compridas. Agora, coloque o óleo em uma panela pequena, refogue o alho e acrescente a couve picada. Vá mexendo rapidinho, coloque o sal e misture bem. O refogamento é bem rápido e a couve vai ficar pronta em poucos minutos. Aproveite!

Música pra ouvir enquanto refoga: Couve é nome de Maria - Tereza Cristina

Carne Moída

MELHOOORR acompanhamento (mistura) que tem, na minha opinião, é carne moída. Rápido de fazer, gostoso, rende bastante e é muito prático. Para preparar, você só vai precisar de:

Ingredientes:
  • 500g de carne moída (no açougue você pode pedir o acém moído, que já é uma carne de primeira ou chegar lá e falar "me vê meio quilo de carne moída de segunda", depende de quanto dinheiro você tem)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 3 dentes de alho
  • Uma pontinha de colher de sal
  • Uma panela pequena.

Modo de Preparo

Soque o alho com um pouquiiiinho de sal, ou pique se você preferir. Coloque o óleo na panela, deixe esquentar e refogue o alho até ficar douradinho. Acrescente a carne moída e vá mexendo. Coloque o sal e vai mexendo. Vai mexendo com carinho, devagar, até ela se soltar toda e ficar moreninha. Repare que ela começa a soltar uma aguinha. Diminua o fogo, coloque meio copo de água e tampe para cozinhar. Abra de vez em quando para mexer e ver o ponto. Você pode deixá-la mais sequinha se depois do cozimento você mexer por mais tempo até ela aparentar estar meio fritinha. Ou pode deixá-la mais molhadinha (ui!) se preferir.

Dicas
  • Na carne moída vale tudo: pode colocar cebolinha picadinha, pode refogar cebola ao invés do alho, pode colocar pimenta, orégano, o tempero que mais lhe apetecer.
  • Use esta mesma receita para fritar pasteizinhos. Basta comprar aquela massa pronta redondinha e rechear.(futuramente eu ensino).
  • No cozimento acrescente batatas picadas pequenininhas e aumente o rendimento da carne.
  • Você gosta de azeitona? Eu detesto, mas pode mandar brasa e colocar o quanto você quiser desse trem ruim, credo!!

Música pra ouvir enquanto prepara a carne: Elza Soares - A Carne

sábado, 24 de setembro de 2011

Feijão

Para acompanhar a receita do arroz só mesmo aprendendo a fazer um maravilhoso feijão. E pra quem acha que é muito difícil, aí vai a receita pra ver que não é bem assim. Você vai precisar de 1 panela de pressão e feijão de boa qualidade escolhido muito bem (escolher feijão é uma terapia, você pode fazer isso sozinho enquanto ouve uma música, vê tv ou coloca os pensamentos no lugar, ou junto com alguém pra ir papeando enquanto isso). Escolha direitinho pra não deixar nenhuma pedra no meio, ok!
Depois de escolhido, o feijão deve ficar de molho na água por um tempo para amolecer e cozinhar melhor. Pode ser de um dia para o outro ou durante a parte da manhã, fica a seu critério. Agora, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 panela de pressão
  • 3 copos de feijão (suficiente para uma pessoa)
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • uma pontinha de colher de sal
  • cozinhe sempre em fogo brando, não coloque em fogo alto.

Modo de Preparo

Depois de tirar o feijão do molho, coloque-o na panela de pressão com água o suficiente para cobri-lo totalmente e sobrando. Feche muito bem a panela, não pode ficar nenhum espaço sobrando na tampa, ela deve ser fechada com muita firmeza porque senão fica sem pressão e não cozinha nada. Agora preste atenção na panela. Quando ela começar a fazer aquele barulhinho "chi-chi-chi" significa que começou a ferver. À partir desse momento conte 1 hora de relógio. Depois de 1 hora, desligue o fogo. 
Agora preste atenção: NÃO ABRA A TAMPA AINDA. Você deve esperar aquele barulhinho parar porque ainda tem muito vapor na panela. NÃO ABRA PELAMORDEDEUS!!! Você não vai querer ter feijão no seu teto e na sua cara né!
Depois de sair o vapor, abra com cuidado e experimente o feijão para saber se cozinhou. Acha que precisa de mais tempo? É só repetir o processo acima. Se cozinhou então agora é hora de refogá-lo.

Refogar

Para refogar o feijão é necessário saber o quanto você vai precisar. Se você fez uma grande quantidade, refogue apenas aquilo que vai usar no momento e guarde o resto no congelador dentro daqueles potes de sorvete que todo mundo tem em casa e você com certeza também. Em uma panela refogue o alho picado ou socado no óleo quente e, depois de dourar o alho, acrescente o feijão e por último o sal. Vá mexendo devagar até ficar grosso, você saberá que está pronto quando aquela espuma branca que se forma encima do feijão desaparecer totalmente. Não desligue antes dessa espuma sumir, senão o feijão fica com gosto amargo.

Dicas
  • Durante o cozimento na panela de pressão você pode acrescentar alguns ingredientes que dão um gostinho diferente no feijão: bacon, folha-de-louro, orégano, calabresa. etc.
  • Se você gosta de feijão batido lembre-se de batê-lo no liquidificador antes de refogar, sozinho, sem ingredientes.
  • Você pode preparar esta receita com qualquer tipo de feijão: preto, carioquinha, vermelho, branco, etc. Só fique atento caso você seja preocupado com a questão nutricional. O feijão preto é muito mais calórico que os outros.
  • Acha que colocou sal demais? Não entre em pânico. Pegue umas duas batatas, descasque e corte ao meio e ferva-as no feijão. As batatas absorvem o sal da comida e assim tira o excesso salgado.

Música para ouvir enquanto faz o feijão: O Feijão da Dona Nenem - Zeca Pagodinho

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Arroz branco e soltinho

Para a primeira receita do blog nada mais justo do que começar com aquele que reina em nossas mesas: o Arroz.
Para aprender a fazer aquele arroz branquinho, soltinho e gostoso você vai precisar de:

Ingredientes (quantidade suficiente para uma pessoa):

  • 1 xícara (você escolhe o tamanho da xícara, até porque você escolhe o tanto de arroz que quer comer) de arroz lavado. Lavado viu gente, lave-o antes de fazer qualquer coisa e deixe escorrendo enquanto você lida com os outros ingredientes. 
  • 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, azeite, fica a seu critério nutricional)
  • 1 dente de alho socado com sal (ou picado)
  • 1 colherinha de sal (ou a pontinha de uma colher grande, caso você não tenha colher pequena)

Modo de Preparo:

Coloque o óleo em uma panela funda e nele frite o alho socado, ou picado, até ficar dourado (ui, rimei). Quando dourar, coloque o arroz e logo depois o sal e vá misturando-os por uns dois minutinhos. Acrescente água fria, umas 2 xícaras, o suficiente para cobrir o arroz.
Tampe a panela, mas não completamente. Deixe uma fresta para sair o vapor da água, senão meu amigo em dois minutos seu fogão toma um banho de água de arroz por causa da pressão. Fique de olho no arroz até a água dele secar.
Secando a água você deve colocar a mesma medida de novo, porque é claro que ele ainda não cozinhou. Agora você já pode tampar a panela totalmente. Vá experimentando o arroz para ver o ponto dele de cozimento, Está cozido? Então espere secar totalmente e pronto. Seu arroz tá lindo agora!

Dicas:
  • Escolha um arroz de boa qualidade, nunca escolha arroz e feijão pelo preço, vá pela qualidade da marca.
  • Experimentou o arroz e achou ele sem sal? Pois acrescente um pouco mais de sal naquela água que você irá repor para que salgue de modo uniforme.
  • Ao socar o alho você pode colocar uma pimentinha se quiser pra dar um gostinho.
  • Vale tudo no tempero: coloral (que só deixa colorido mas não dá gosto nenhum), Sazon ou caldo Knnor (cuidado ao usá-los pois eles já são salgados) e até almeirão (que deixa tudo amarelão).
  • Quer saber se a água já secou? Pegue uma colher seca e enfie no arroz. Se sair molhada, bom, precisa explicar mais?
  • Não tire os olhos do arroz, viu! Eu particularmente gosto de comer arroz queimadinho, mas não é todo mundo não.
  • Quer fazer pra mais gente? É só dobrar a quantidade dos ingredientes pelo número de pessoas.
  • Sempre guarde o arroz na geladeira depois de consumi-lo.



Música pra ouvir fazendo arroz:  Amália Rodrigues - Grão De Arroz

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Olá!

Você que é calouro e está passando pela experiência de morar sozinho, ou se já é velho de casa mas ainda apanha do fogão, este blog foi criado com o intuito de auxiliar quem está enfrentando todos os desafios de ser independente que antes eram resolvidos pela mamãe (papai, cachorro, vizinho, tanto faz).  Como cozinhar o básico do arroz e feijão, até uma carne mais sofisticada. O jeitinho certo de lavar uma roupa e até mesmo pequenos consertos domésticos.
Tudo, claro, com receitas, dicas e toques da Tia Dorinha, a grande salvadora de muitas repúblicas daqui de São João del-Rei. 
Então, aproveitem, mandem ideias de postagens, perguntas e contem sempre com este blog para salvar sua vida na hora do aperto. O Receitas Republicanas está aqui para servir de guia para todos aqueles que estão realizando o sonho da independência e se orgulham de se virar sozinhos, mas que às vezes precisam de uma mão amiga!